PJ lança cartaz da Romaria Jubilar dos 50 anos

É com muita alegria que apresentamos para a juventude pejoteira, assessoras e assessores, amigas e amigos da PJ de todo o Brasil o cartaz oficial da Romaria Jubilar de 50 anos da Pastoral da Juventude!

A Romaria, que acontecerá no dia 9 de setembro (sábado) em Aparecida-SP, traz como tema “Negra Mariama nos chama à Romaria: 50 anos de profecia e missão construindo a civilização do amor” e a iluminação bíblica “Alegrai-vos sempre no Senhor! Novamente direi: alegrai-vos!” (Fl 4,4).

Leia na íntegra o texto de apresentação da autora do cartaz, Heloisa Nascimento (Regional Sul 2), sobre a simbologia dos elementos que compõem a identidade visual da nossa grande festa de aniversário de 50 anos da Pastoral da Juventude do Brasil.

Apresentação do Cartaz

“Estranhamente é complexo e ao mesmo tempo muito simples descrever a imensidão que essa arte me atravessa, já que os sentidos são todos muito legítimos. Eu me comprometi a fazer artes que falam por sí só, que sejam instrumentos políticos para nossa vida e para a vida da Pastoral da Juventude, consequentemente quem sempre sai mais tocada sou eu mesma. E assim compreendo que a arte não é só uma forma de intervenção no mundo, é uma forma de intervenção na alma da gente.
Esse cartaz tem potencializado curas e tem abertos caminhos, muito ironicamente eu, Heloisa Aparecida, de tantas Aparecidas e de Nossa Senhora Aparecida hoje faço arte pra celebrar os 50 anos do meu espaço sagrado, no meu chão sagrado, certamente é obra da Pretinha que segue sendo suspiro na minha vida e na construção desses 50 anos da PJ.
Os primeiros croquis da imagem nascem pelas mãos de uma das figuras mais sensíveis que conheço, o Chiquinho D’Almeida. Depois de uma longa conversa sobre “o que você acha que seria interessante fazer, minha querida?”, ele rapidamente me manda rabiscos daquilo que nós conversamos, com os traços que quem conhece a obra dele, identifica na hora sua autoria, mesmo assim ele permitiu que eu pensasse todo o processo criativo a partir daquilo que eu acreditaria que fosse possível, a generosidade desse artista me afeta de um jeito muito intenso. É o Chiquinho.
A inspiração para essa arte foi a de resgatar elementos de cartazes e imagens de Romarias antigas. Fazendo contrapontos entre o antigo e a contemporaneidade, abraçando simbolicamente o Jubilar de 50 anos da Pastoral da Juventude.
A imagem de Nossa Senhora, um rosto jovem e negro é o elemento principal do cartaz, nela podemos ver um manto construido com a própria juventude com a sua pluralidade e diversidade. Ainda no manto podemos ver as fitinhas de lembrança bem coloridas, típicas e muito tradicionais, todo romeiro que visita a casa da mãe Aparecida volta com uma dessas para a casa, nesse caso dessas fitinhas os dizeres são “50 anos da Pastoral da Juventude”.
A cruz mais tradicional da PJ (com traços mais retos) ficou ao centro disso tudo, foi utilizada também para unir o novo e o antigo. Assim também foi com a sua cor no branco, já que ao redor já possuíam elementos com cores mais vivas, deixá-la no branco foi estratégico para evidenciá-la.
A diversidade da nossa flora também foram elementos importantes para compor o cartaz, plantas tipicamentes tropicais, mandacarus, flores roxas fazendo memória a nossa campanha de enfrentamento ao ciclo de violência contra mulher, uma espada de São Jorge, margaridas e outras plantas que representam a flora brasileira, trazem a riqueza ambiental que nosso país possui. Assim também foi para a fauna, tendo 3 araras (trindade), nossas guardiãs da natureza, fazendo alusão aos anjinhos geralmente usados para compor as imagens sacras.
Os peixinhos e o rio nos recordam o aparecimento histórico da imagem de Nossa Senhora Aparecida, fazendo memória também dos diversos rios que nos banham e da diversidade aquática que eles possuem.
No fundo dessas imagens um pôr do sol de um horizonte cheio de sonhos, inspiração para as nossas jornadas e caminhos todos que passo-a-passo temos construído ao longo desses 50 anos. Para finalizar, a borda com corações evidencia o nosso grande sonho comum, o nosso Reino de amor, a civilização do amor.
Assim foi concebido e iluminado, nascendo o cartaz da Romaria Nacional para celebrar a história de luta, amor e resistência do nosso espaço sagrado, a Pastoral da Juventude.

Baixe o cartaz abaixo, compartilhe com seu grupo de jovens e vamos nos preparar para rezarmos e festejarmos em comunidade essa grande celebração dos nossos 50 anos!

Postagens relacionadas

1 Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.